sexta-feira, 27 de junho de 2008

A URBANIZAÇÃO SOCIAL MIRADOURO NÃO PASSA DE UMA MIRAGEM

Salvador Santos said:

"Sempre que desço a rua General Torres com destino ao Cais de Gaia, o que faço pelo menos uma vez por semana, dou comigo especado a olhar incrédulo para o terreno devoluto que forma gaveto com a rua Guedes de Amorim. Foi ali que a Câmara Municipal prometeu construir uma Urbanização Social destinada a meia centena de famílias carenciadas do Centro Histórico. As obras estiveram anunciadas para Setembro do ano passado e foram depois adiadas por alegados problemas detectados num projecto de especialidade (de electricidade, creio), coisa que se resolve em meia dúzia de dias. Mas a verdade é que continua tudo exactamente na mesma. Nem uma só pedra foi mexida, nem uma só pessoa foi vista em trabalhos no local.

Este misterioso caso exige um esclarecimento urgente da autarquia. Não é admissível a ligeireza com que se tem conduzido este processo. Não podem ser defraudadas desta maneira leviana e insensível as expectativas que foram criadas nas pessoas que vivem em condições infra-humanas nas velhas ilhas terceiro-mundistas e nos edifícios degradados que inundam a zona. Para a maioria destes homens e destas mulheres ter uma casa digna é o sonho de uma vida! Muitos deles não aspiram mais nada. Apenas anseiam uma casa em que a humidade não lhes gele os ossos, em que a chuva não lhes caia em cima enquanto dormem, em que o tecto não ameace desabar a qualquer momento. Eles querem tão pouco e dão-lhes… nada!

Quando a maquete do projecto daquela Urbanização Social (Miradouro, de seu nome) foi publicamente apresentada, a alegria brilhou nos olhos de muitos dos que já haviam perdido a esperança de um dia ver cumprido o seu sonho. O presidente da autarquia anunciou o nome do arquitecto, assegurou o financiamento a fundo perdido de quase 50% do valor da obra por parte do Instituto Nacional de Habitação e garantiu a sua construção em pouco mais de um ano. O concurso público foi lançado e algum tempo depois o Executivo camarário anunciou: «os trabalhos de construção da Urbanização Social Miradouro arrancam em Setembro de 2007». Mentira! Está tudo na mesma… e (imagine-se) por “culpa” de um projecto de especialidade!...

É preciso que se faça luz sobre as verdadeiras razões deste estranho impasse. Caso contrário, serei levado a concluir que a promessa de construção daquela Urbanização Social não passa afinal de mais um triste episódio do delirante Programa de Propaganda do Município para convencer os menos atentos da bondade das políticas urbanísticas e sociais engendradas para o Centro Histórico. Na verdade, a autarquia não está minimamente preocupada com a melhoria da qualidade de vida e da condição social dos habitantes da zona. Basta ver o estado lastimável em que se encontram os edifícios de propriedade camarária e o lamentável abandono a que se tem votado a gente que habita na beira-rio profunda para que isso se perceba!..."

4 comentários:

Anónimo disse...

A questão do projecto de electricidade não está bem explicada.
Sei d efonte segura que o projecto estava mal executado e teve que ser refeito. Este atrazo deve ter demorado mais um mês no máximo ! O problema crucial foi a Câmara de Gaia ter demorado 8 meses a avaliar as propostas das empresas. Isto é que é grave!!!!!!!!

The Melg@ disse...

se estás à espera que os gajos do PSD façam alguma coisa estás redondamente enganado!

só fazem esplanadas para os bétinhos da JSD ir tomar café enquanto tentam engatar as gajitas com as motas que os papás novos ricos lhes deram com o dinheiro que guardaram, em vez de o devolverem ao fisco.

O PSD é assim! uma cambada de aldrabões.

Repórter disse...

O MIRADOURO está quase pronto. Aguardo que os profetas da desgraça tenham agora a coragem de pedir desculpa pelo veneno que destilaram sobre quem fez mais obra em Gaia do que o Porto e Lisboa juntos em dez anos.

Carlos disse...

Caro Manuel,
O problema esta mesmo no que custou e não no que foi feito. Mais milhões gastos sem tino... e o resto do Concelho? Gaia não é só paisagem. Ñinguém diz que Menezes não fez muito por Gaia. Estes últimos 4 anos é que serviram apenas para aumentar a dívida e para fazer obra que apenas serve para tapar os olhos ao povo.