sexta-feira, 18 de abril de 2008

Demissão de Menezes...

JMCouto disse:
"Acabamos de receber a notícia de que Filipe Menezes se demitiu da liderança do PSD. Não resistiu às pressões internas, lançadas por Capucho, Aguiar Branco e outros. Curiosamente, logo a seguir à entrevista de António Borges, na RTP1.
Segundo o Jornal SOL (17-4-2008, 22.h), Menezes dz ter sofrido «uma oposição interna diária». Em tom directo, acrescenta: "Não consegui vencer as contrariedades, assumo a responsabilidade».
Nada que não se esperasse. Mas não já. Manda a tradição que se aqueça o lugar, se vá à luta, de frente, quando se tem a certeza de se ser uma mais-valia para o partido e para o país. Mas não é o caso. Menezes mostra, assim, não ter capacidade para resistir a pressões internas (e externas), não ter a capacidade que Marques Mendes teve de resistir durante anos aos duros ataques desferidos por Menezes, não "diariamente", mas ao minuto, na tentativa de desgaste e "assalto" ao poder.
Mendes deve estar a rir-se de contentamento e a receber centenas de chamadas telefónicas. Cedo de mais. Mas, diz o povo "cada um tem o que merece".
Quando nem em nossa casa gostam de nós, estamos muito mal. Gaia também começa a acordar. Basta ouvir o que se diz à nossa volta, nas ruas, nos cafés, etc. A gente simples, que essa é que vale.
Dará para sentir minimamente o que fez ao "grande" Marques Mendes?
Embora a outro nível, sucedeu o mesmo a Santana, que queria, a todo o custo, sentar-se na cadeira de 1º ministro. Por coincidência, também só lá esteve durante seis sofrídos (mais para nós que para ele) meses.
Não tenho nada de pessoal contra o Dr. Menezes. Considero ser um homem inteligente e genuinamente emotivo. Votei nele, nos seus começos auspiciosos, antes de cair na rotina, no enredo da obsessão do poder pelo poder. Mas o povo não é cego: quando alguém quer o poder pelo poder, não tem outro destino, demore o tempo que demorar.
E agora?
Haverá Congresso dentro de cerca de um mês. Alguém há-de assumir o lugar precocemente abandonado.
Por mim, gostaria que Menezes se candidatasse de novo e que reconquistasse o lugar, a fim de podermos arejar um pouco a cidade de Gaia, tão endividada e com tanta obra por fazer, do ponto de vista
humano: educação, saúde, segurança, emprego, associativismo, etc. É que a reconquista do lugar significa, certamente, a sua retirada para umas férias grandes no Outono do próximo ano.
E agora?
Esperemos que o povo saiba acolhê-lo nas próximas eleições como o Porto acolheu Fernando Gomes. Quem fez de Gaia um trampolim para a concretização de sonhos pessoais, abandonando os munícipes e entregando as grandes decisões a outros que vêm na boleia, merece apenas que o povo diga: basta.
Os gaienses são bons de mais para servirem de escadote para quem quer que seja. Certamente que esta é uma lição para outros que também se perfilam nos "corredores do poder" com a mesma filosofia do Mestre que acusava de Marques de não ter estratégia de oposição ao governo.
Menezes nem tempo teve para pensar nisso.
Esta decisão deve ter estragado muitos dos planos do Dr. Marco António Costa, para quem o "correr do poder" se apresentava sem aparentes curvas nem desvios. O seu GPS há-de ajudá-lo a redefinir outro itinerário. Aguardemos para ver se não lhe indica mais alguma ravina.
O mesmo se diga relativamente aos sonhos de alguns presidentes de junta de Gaia que, desviando ou tendo sido desviados da rota traçada, com falinhas mansas, foram entrando na mesma carruagem e… agora… devem estar a olhar uns para os outros, atónitos, desesperadamente à espera de melhores dias.
Até lá, o povo vai pagando a factura…
Boas férias, que "enquanto o pau vai e vem, descansam as costas"."

14 comentários:

Anónimo disse...

E agora Menezes? Vais voltar como se nunca nos tivesses abandonado ou vais de férias para algum spa para curares a tua depressão? O que vais fazer com o pequeno marquito e o guilhermito? Será que é hora do marco antónio se candidatar a presidente do partido ou vais pôr esses dois a lamber-te as botas... Olha que ainda te enganam... Desaparecam.

Anónimo disse...

Telmito, tanta sagacidade e sabedoria que até perco as palavras... És um gajo mesmo corajoso!
Só é pena que nunca saberemos quem é vossa mercê (ou merceia) para lhe poder confiar o voto. A única certeza que tenho é que não te chamarás Telmo, deves responder por "EstoumeAroerDeInveja".
Também vossa mercê ganharia a Junta da Marmeleira...

Telmo ao poder!
Cumprimentos, deste seu companheiro (ou será companheira?)
Ass: Herman José
:)

Anónimo disse...

Caro Telmo,
E então a poĺítica para os míudos de Gaia? Espaços verdes onde as crianças possam brincar livremente? Campos de férias onde as pessoas poderiam voluntariamente oferecer-se para monitorizar as crianças?

Um abraço destes seus novos admiradores,
Ass: Carlos Cruz e Zé Bibi

Anónimo disse...

Telmo Ferreira,

A política faz-se com os verdadeiros homens. Homens com "H" grande.
Farto-me de o dizer ao meu Francisco.
Haja homens a sério. Homens com coragem e de barba rija para pegar o touro pelos cornos.

Nova York,
José Castelo Branco

Anónimo disse...

Telmo e amigos,

E então as políticas na área da saúde? O que dizer do encerramento de serviços nocturnos? E a higiene púdica?

Não há quem apresente soluções credíveis?

Isso e também para os problemas hemorróidais da população?

Apareçam no Algarve e recebam grátis 1 estojo de hidratação anal

Visitem-me no http://algarvegay.blogspot.com

Anónimo disse...

Telmito e amiguitos,

Tou desiludido com este site!

o que começou por ser do cidadão anónimo, é agora do jet set nacional e internacional.

Onde está a rebeldia dos que tanto sabem?

Anónimo disse...

"Telmo", não sei quem és mas estava tentado a dizer que tens uma "alma" gémea..

Anónimo disse...

NÃO NOS CALAREMOS!
NEM QUE QUISESSEMOS NÃO CONSEGUIAMOS
ESTAMOS CHEIOS DE GAZES...

Anónimo disse...

Também eu quero ter uma cidade melhor comandada por gente melhor!

Por isso: volta Dr. Menezes!

Por mais que os cães ladrem, os gaienses adoram-te

Anónimo disse...

O PSD não presta para governar. Abaixo Menezes! Abaixo o sinistro Marco.

José Manuel A. Couto disse...

Ao consultar os jornais do dia de hoje, um chuvoso 19 de Abril, fica-se com uma imagem nítida do nosso país. Droga (muita interceptada na VCI, no Porto, ou mesmo no carro de um advogado de um caso mediático), violência nas escolas (entre alunos e agressões a professores - mais professoras que professores), o Boavista a fechar portas depois de mais uma tentativa de fraude (por Sérgio Silva), bem estudada e escudada, o maior partido da oposição a perfilar na frente de ataque os seus mais “ferozes gladiadores”, o desemprego a subir escandalosamente, os jovens a partirem à aventura e a procurarem um sentido para a vida fora de portas, o líder do governo regional da Madeira, João Jardim, a gozar com tudo e todos, apelidando de “bando de loucos” a oposição, etc. etc.

Enquanto isso, o Sr. Presidente da República passeia-se serena e silenciosamente pelo reino das bananas, sob “direito de reserva”, não se pronunciando claramente sobre tudo o que se está a passar. Pergunto-me: mesmo sem reagir a quente, até porque está rodeado de ilustres conselheiros e assessores, não tem o Sr. Presidente que denunciar abertamente aquilo que de grave se passa no país ou, melhor, de accionar as medidas mais convenientes para enfrentar a grave situação em que se encontra Portugal? Gosto de Cavaco e Silva. Tenho-o por homem honesto, recto, bem intencionado, equilibrado… Mas não se pode continuar a pactuar, ainda que por omissão, com este estado de coisas.

Como é que o/a comum dos/as cidadãos/ãs não há-de virar costas aos políticos e à política se não pode confiar em ninguém, se é quem mais se atropela para esgravatar onde pode, a ver se encontra algum tesouro que o/a engorde para o resto da vida, nem que seja com chorudas pensões vitalícias???

O país está de rastos. Quem deita a mão a isto? Se os políticos eleitos para o fazerem não assumem as suas responsabilidades, apesar de todas as mordomias, durante e depois de tanta irresponsabilidade, quem o poderá fazer?

Não estou deprimido, não. Estou, isso sim, como a maioria dos portugueses, desiludido com tanto maquiavelismo.

Chove copiosamente nesta manhã de Sábado. Quando se vislumbrará o Sol da esperança e da prosperidade? Para todos.

JMC

Anónimo disse...

Enquanto o PSD existir, em Portugal, não haverá felicidade para os portugueses.
Acabem; destruam; rebentem, com esse maldito partido e os seus apoiantes, pois todos eles são responsáveis pelo estado calamitoso a que Portugal chegou.

Anónimo disse...

O Cavaco prometeu-nos mundos e fundos quando era primeiro-ministro e viu-se a seguir que era tudo mentira. Dizia que íamos ganhar o futuro, etc e não se ganhou nada.
Cavaco Silva, odeio-te a ti e ao teu miserável partido de pedantes.

Anónimo disse...

O PSD apenas sabe destruir a vida e as esperanças dos portugueses. Nunca existiu, em Portugal,um partido que prejudicasse tanto a vida dos portugueses.