sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Clube dos Pensadores

Este meu último post foi rico em reacções. Vou por isso fazer uma coisa que ainda não tinha feito. Publicar essas reacções e responder neste mesmo post ao dois intervenientes Joaquim Jorge e Mário Russo. Fico contente que vejam este blog. Se o lerem com atenção talvez percebam porque reajo assim.
Mário Russo disse:
"Exmo. Sr. Telmo Ferreira
Constatei que utilizou na íntegra um texto meu vinculando-o ao pensamento/opinião do Clube dos Pensadores, ou de Joaquim Jorge. Em primeiro lugar, gostaria de lhe dizer que em casos semelhantes, para quem tem ética, pede autorização para utilizar obra de outros e não seria difícil, bastando enviar um e-mail a Joaquim Jorge que mo remeteria, ou no campo dos comentários ao texto fazê-lo, que eu responderia.Que fique claro, o texto é de minha autoria e só a mim vincula. Aliás, se acompanha a actividade do Clube, constatará que existem membros de todos os quadrantes políticos e todos são livres de opinar, sem amarras. Para isso já existem as que os partidos impõem aos seus militantes. Algumas vezes discordo de JJ e ele de mim e isso é que é interessante. Até porque, como dizia Nelson Rodrigues, um grande dramaturgo brasileiro, “a unanimidade é burra”. Há que respeitar as opiniões e é isso que prezo.Lamento, também, que utilize num blogue que confunde a opinião pública (Camara Vila Nova de Gaia…) , um texto meu para seus propósitos de campanha contra LFM. Pessoalmente nada tenho contra o edil de Gaia, a quem reconheço um trabalho autárquico fantástico, goste-se ou não dele.Depositava esperanças que LFM protagonizasse uma mudança na forma de fazer política a nível nacional, que é da maior relevância para o país. Só este facto me levou a fazer uma crónica dura e sentida, porque dar palmadinhas nas costas é o que o Dr. Menezes mais tem, mesmo quando está à beira do precipício tem sempre um “amigo” que lhe diz para ir em frente. Desiludiu-me a mim e evidenciei-o por escrito, quem sabe não caia em saco roto, mas não estou preocupado com isso.As minhas motivações, no entanto, não lhe dão o direito de utilizá-las através de um texto de minha autoria, mais ainda quando diz que enviou um texto idêntico para publicação no Clube dos Pensadores e que não foi publicado. Não haveria razões para não utilizar o que escreveu.Não é curial nem deontológico, utilizar texto meu, o Clube e o Dr. Joaquim Jorge, para suportar as suas finalidades políticas e eleitorais, sem dar “cavaco“ a ninguém.Julgo que o mais sensato seria comportar-se com uma postura ética nestas situações.
Mário Russo"
Exmo. Sr. Mário Russo,

Agradeço que tome nota que identifiquei o texto que transcrevi como sendo seu e escrito num determinado contexto e num determinado blog de opinião.

Não foi minha intenção plagiar as suas palavras tão bem escritas. Tal como faço com artigos que leio em revistas e jornais e que favorecem a minha causa democrática, dou-os a conhecer sempre respeitando o autor e o local onde foram escritos.

É estranho escrever num sítio público como é o blog do Clube dos Pensadores e ter problemas com o facto de que o que escreve seja referido. Talvez o blog devesse ser restrito a quem o fundador entende.

O que mais me dói nisto tudo é o facto de, ao contrário do meu blog, o do Clube dos Pensadores ser restritivo quanto às opiniões. É verdade que escrevi lá um comentário que não foi publicado. Não fui malcriado nem tão pouco abrupto com ninguém. Considero que o meu Português não é tão mau que não possa ser publicado. Enfim… são conceitos.

Cumprimentos,

Telmo Ferreira
Joaquim Jorge disse:
"Eu não sou responsável pelo que escreve o telmo ou outro qualquer.O blogue - clube dos pensadores tem uma prerrogativa que é - dar voz ou escrita às pessoas .Daí quem assina é que é responsável .Eu sou pelos textos que assino.Menezes faltou a este debate mas já foi a dois debates e a um jantar de encerramento.É um amigo e sempre nos debates tem um seu representante,Desta vez não apareceu , paciência . Compreendo . é evidente que fiquei com pena mas... não é por isso que me ouvirão dizer mal dele.Sou amigo e respeito-o , isso não quer dizer que esteja sempre de acordo com ele ,mas isso é salutar.Sempre me tratou a mim e ao clube com deferência."
Dr. Joaquim Jorge,
Claro que o Senhor não é responsável pelo que os outros escrevem. Mas sei que é responsável por tudo o que se passa no clube dos pensadores. Se estiver enganado agradeço que me corrija.
Não entendo porque o meu comentário foi censurado dos Clube dos Pensadores. Esse não é um clube apolítico, sem ideais partidários e que ergue a bandeira da democracia? Ou será que a sua mágua com o partido em que é filiado e particularmente com o seu líder o faz defender gente como Menezes e seus pares? Lembra-se como Marco António se "atirou" às suas ideias quando foi convidado pelo Clube?
Fiquei curioso com um outro comentário que vi a este meu post e talvez explique muita coisa. Penso que talvez lhe sirva mesmo como resposta. Aqui o deixo:
Augusto Fernandes disse: "Para completar o ramalhete o insigne joaquim jorge bem podia ter dito o quanto resistiu as pressões de Menezes para este ser substituido por Marco António no referido debate."
Um abraço Dr. Joaquim Jorge. Actredite que o admiro pela sua coragem. Não desiluda quem apoia a democracia desse clube. E a si Sr. Mário Russo, acredite que aprecio muito a sua escrita mas nem tanto a sua equidade... quando escreve num sitio público é porque quer que as pessoas vejam... eu só ajudei nessa tarefa embora tenha servido os meus ideais.

2 comentários:

Mário Russo disse...

Caro Sr. Telmo Ferreira,

Não me vou alongar e, creia, não tenho qualquer problema que reproduza escritos meus devidamente referenciados e contextualizados num blog com um nome transparente.

O que não gostei foi uma mistura no contexto e, também confesso que gosto de transparência. Um blog com o nome câmara-de-Gaia é para confundir as pessoas e não gosto.

Se o seu blog tivesse outro nome não me chocaria nada. Sem deixar de referir que se fosse eu a utilizar um texto, seja em que circunstância for, pediria autorização ao autor. Estou habituado a proceder assim na minha vida.

Reparo também que tem um propósito único, que é “bater no ceguinho”, coisa que também não acho muito curial. Há tantos assuntos e temas do nosso tempo que merecem a maior das nossas atenções, que bater sempre no mesmo não faz parte do meu entendimento do que é participação cívica e democrática.

Ninguém é tão bom e tão perfeito que só mereça elogios, como fazem os lambe-botas de certas personalidades que se desfazem em panegíricos. Mas, c´os diabos, nenhum político é tão mau que só tem e faz coisas más. Não reconhece nada de bom em LFM? Quem assim procede não tem credibilidade, na minha opinião.

Cumprimentos,

Mário Russo

The Melg@ disse...

andam para aqui uns animais de uns Pêessedês a chatear. ide para o raio que vos parta, gente fraca e saloia. só sabem prejudicar Portugal.
O PSD é a coisa mais ordinária que apareceu a seguir ao 25 de Abril.
quando virem um PSD na rua, vão atrás dele e atirem-lhe pedras.